VIAJANDO À ETIÓPIA COM A ETHIOPIAN AIRLINES
Querido leitor, seja bem-vindo novamente ao meu diário de bordo. Depois de relatar toda a minha jornada ao país mais místico do mundo, chegou a hora de conhecermos um pouquinho a maravilhosa e encantadora Etiópia.
(Addis Ababa Bole International Airport)
E como é viajar com uma companhia aérea africana?
Eu já tinha voado antes com uma companhia aérea da África: a South African Airways. Porém, nunca havia voado com empresas da África do Norte, África Ocidental, África Oriental ou África Central.
Quando comecei a planejar minha viagem, encontrei poucas informações na web sobre a Ethiopian Airlines. Pra ser sincero, me bateu um medinho de fechar a passagem com uma empresa que não conhecia. Mas... não pude resistir ao valor: os tickets da Ethiopian Airlines estavam com um preço imperdível! Fechei os olhos, cliquei em comprar e joguei tudo pro universo.
Vamos embarcar?
(Ethiopian Airlines ou የኢትዮጵያ አየር መንገድ)
O embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) foi bem calmo. Eu não precisei tirar o visto etíope aqui no Brasil, porque a Etiópia não era o meu destino final. Eu optei por fazer dois stopovers (longa conexão) em Addis Ababa, capital da Etiópia. Sendo assim, a própria companhia aérea é que se encarregou de cuidar do meu visto de trânsito (concedido na chegada ao país) e de vouchers de hospedagem, transporte e alimentação.
O voo foi
muito tranquilo e agradável! Eu estava num Boeing 787 Dreamliner. Pense numa aeronave silenciosa e moderna.
Durante
os percursos Brasil–Etiópia e Etiópia–Índia, a comida estava excelente! Só na
volta que a comida estava apimentada. (Tinha que ser a danada da Índia de novo!)
rs
Aos
amantes de café: esta bebida teve origem na Etiópia. Não duvide: o melhor café
do mundo se encontra lá. Não tenho adjetivos para descrever o gosto do café
etíope.
(Ethiopian coffee)
E como não se apaixonar por esse kit? Guardo-o com muito carinho até hoje.
(Kit dado pela Ethiopian Airlines)
As comissárias de bordo etíopes são muito simpáticas e elegantes.
(Comissárias de bordo. Picture from the official Instagram channel of Ethiopian Airlines)
Na época que fiz a pesquisa sobre a empresa aérea africana, lembro-me de alguns comentários negativos na web, como: banheiro sujo e com mau cheiro, outros odores dentro do avião, várias críticas ao Aeroporto Internacional de Addis Ababa, etc. Bem, não tive nenhum desses problemas nos quatro voos que fiz com a Ethiopian Airlines. Eu acho que as pessoas se acostumam muito com os aeroportos da Europa, da América do Norte; aí, se esquecem que estão agora num país que já foi considerado o mais pobre do planeta! Conhecendo os inúmeros conflitos presentes na Etiópia, posso dizer que o aeroporto deles até que dá um baile em muitos outros por aí.
(Aterrissando em Addis Ababa)
Motivos para visitar a Etiópia
Mesmo tendo ficado apenas dois dias em Addis Ababa, vou listar alguns motivos para conhecer a linda Etiópia:
1) O país é um dos sítios de existência humana mais antigos. Lá, encontra-se o fóssil da Lucy, nosso parentesco mais próximo, de 3,2 milhões de anos. O país é o sonho de todo arqueólogo.
(National Museum of Ethiopia)
(Lucy & Me)
2) O alfabeto amárico foi criado pelos próprios etíopes.
(Coca cola em amárico)
(Banheiro do avião)
3) O calendário deles tem 13 meses e o décimo terceiro mês possui apenas 5 dias. Basicamente, eles vivem 7 anos atrás da gente.
4) O horário é visto pela posição solar. (Hotéis e aeroportos, entretanto, seguem o horário e o calendário internacional).
5) Addis Ababa é a sede da União Africana.
6) Sorry, Brazil! Em relação ao café, o Oscar vai para os etíopes.
(The best coffee ever!)
7) As pessoas são muito simpáticas e amigáveis.
8) O cruzamento caótico e impressionante que fica na Meskel Square.
9) Não é muito certo quão velha é a palavra Etiópia, cujo uso mais antigo aparece na Bíblia em Gênesis, capítulo 2. Há também menções nas obras Odisseia e Ilíada.
10) O país também é famoso por suas igrejas talhadas em rochas. (É preciso viajar para fora da capital para visitar essas igrejas esculpidas na rocha viva).
(Driving around Addis Ababa)
É importante dizer que há tensões étnicas em algumas regiões da Etiópia. A fronteira com a Somália, por exemplo, vive constantes conflitos violentos. Antes de montar o seu roteiro pela Etiópia, faça muita pesquisa! Além dos conflitos políticos, vale lembrar que algumas regiões são consideradas de risco para malária (assim que pisar no país, tenha seu certificado internacional de vacina contra febre amarela em mão!) Sugiro, também, que você faça uma visita a um infectologista antes da viagem. É importantíssimo que você coloque suas vacinas em dia.
Não fique assustado se as autoridades etíopes fizerem uma inspeção minuciosa em seus pertences e alguns interrogatórios. Infelizmente, o país é rota do tráfico de drogas. Os traficantes internacionais usam a conexão em Addis Ababa para transportar cocaína da América Latina para a Europa. Fiquei umas 2 horas retido no aeroporto com um grupo de nigerianos e quenianos. A polícia etíope recebeu um alerta do voo proveniente do Brasil. Aí, passamos por um processo mais rigoroso de revista. Tudo normal, principalmente se você estiver viajando sozinho.
De uma forma geral, o continente africano – o berço da humanidade - possui uma riqueza histórica, cultural e linguística imensurável! Segundo o jornalista Ryszard Kapuscinski, “A África é demasiadamente grande para ser descrita. É um verdadeiro oceano. Um planeta diferente, composto de várias nações, um cosmo múltiplo. Somente por comodidade simplificamos e dizemos ’África’.
Portanto, vamos abrir nossas mentes e preencher nossas ignorâncias com o conhecimento. Visite os países da África – eles são incríveis!!!
Antes de me despedir de Addis Ababa, olhem só como ficou o Google no meu celular. Um espetáculo! :)
Antes de me despedir de Addis Ababa, olhem só como ficou o Google no meu celular. Um espetáculo! :)
Eu não conhecia quase nada da Etiopia. Gostei bastante das fotos e vídeos, dos seus relatos... é mesmo uma país muito encantador.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco sua experiência. Estou amando seu blog Tom.
Um abraço,
Vânia
Querida Vânia:
ExcluirMuito obrigado por seguir nosso projeto. Que bom que você gostou das fotos e vídeos da Etiópia. Apesar dos inúmeros desafios que enfrentam, o berço da civilização é mesmo encantador!
Gratidão pela conexão. Um grande abraço! 😀✈️🌍
Amaria conhecer a Etiopia depois de ler seu blog, Não sabia que o café teve a origem na Etiopia. Gostei bastnte das fotos e vídeos que estão no blog. Viajar é libertador mesmo.
ResponderExcluirCom certeza! Viajar é muito libertador; abre a nossa mente, coração e alma. Obrigado por acompanhar nosso blog, querido viajante! Não deixe de visitar os países da África. 😀🌍✈️
ExcluirNossa, que maravilhoso.
ResponderExcluirDeu até vontade de conhecer de pertinho.
Que bom! Por que não planejar uma viagem pra Etiópia? Eu super topo visitá-la novamente. Bora lá? ahahahaha 🌎✈💖
ExcluirTambém nunca tinha pensado em viajar para esses países até conhecer o seu blog, parabéns! Lindo! Você arrasou👏👏👏👏
ResponderExcluirTambém nunca tinha pensado em viajar para esses países até conhecer o seu blog, parabéns! Lindo! Você arrasou👏👏👏👏
ResponderExcluirMuito obrigado pelo carinho, Cici! Infelizmente, a mídia e os livros - contaminados pela visão eurocêntrica - inferiorizam o Continente Africano, atribuindo-lhe inúmeras características negativas e vexatórias. O berço da humanidade é um lugar encantador, cheio de manifestações culturais e riqueza. O ser humano precisa rever, urgentemente, seu conceito de riqueza, né?
ExcluirAgradeço imensamente por acompanhar o nosso trabalho cultural!
Um forte abraço e continue viajando conosco! :)
Amei seu blog..seus comentários são de nos fazer viajar pelos lugares..Parabéns! Lindo demais��
ResponderExcluirGratidão por ser uma leitora tão fiel, Bruna! Além dos comentários aqui, adorei sua mensagem de áudio no WhatsApp. Agradeço muito a Deus, por colocar pessoas tão especiais em nossas vidas.
ExcluirEm breve, teremos mais relatos, lá da Turquia.
Please stay safe - stay home! :)